SEJAM BEM VINDOS!!!



SEJAM BEM VINDOS!!!



Inove sua maneira de ABRIR CAMINHOS!

Inove para EXPLORAR as janelas do CONHECIMENTO!

Inove para fazer a DIFERENÇA na vida dos seus ALUNOS!





Utilizar-se de novos meios no processo ensino-aprendizagem
faz toda a diferença para quem APRENDE e para quem ENSINA!























































Textos


O uso do Computador na Educação Infantil



O primeiro uso da informática na educação foi o próprio ensino da informática e da computação. Logo se apresentou uma segunda maneira que era o emprego da informática como ferramenta de ensino, diferente do ensino de informática propriamente dito.
A saída mais plausível para o professor possa empregar a informática educacional com mais tranquilidade e naturalidade no seu cotidiano é fornecer a ele cursos, além, é claro de uma infraestrutura adequada e condições mínimas para realizar seu trabalho.
Quando bem manuseado o computador é na verdade uma ferramenta a serviço de um projeto pedagógico, em que seu objetivo é desenvolver o ensino de diferente áreas do conhecimento. Desta forma, os computadores são empregados em diferentes níveis e modalidades, assumindo funções e tendências educacionais.
Através do computador os alunos podem buscar informações em diferentes redes de comunicação, segundo o seu estilo cognitivo e seu interesse momentâneo.


Escola e Tecnologia Educacional

Hoje em dia para auxiliar na aprendizagem, devemos utilizar recursos como, vídeo, rádio, televisão, telefone, computador, internet dentre outros.
É de extrema importância que haja a familiarização do professor com o computador, antes que o mesmo o utilize como sua ferramenta de ensino em sala de aula, para que ele tenha intimidade com ele da mesma forma, que ele tem com o livro e outros meios tradicionais utilizados por ele, criando assim formas de inseri-lo com contexto da sua sala de aula.
O preparo do Educador para a integração da informática é fundamental, já que o progresso da inserção do computador ao ensino está muito grande, em que as projeções governamentais pretendem implementar laboratórios em escolas públicas e é importante ressaltar também que muitas delas este objetivo já esta concretizado.
O professor deve atuar como orientador, mostrando aos seus alunos a necessidade de se problematizar os temas de pesquisa e evitar cópias. É importante o educador levar o seu aluno à pensar, a criar, estabelecendo critérios de busca, definindo prazos, classificando as informações e organizando os resultados.
É importante ressaltar também que as bases da interação com a informática deve acontecer de uma maneira flexível e multicultural.

A Ciência da Computação aplicada no período da Educação Infantil.



Atualmente ainda existem muitos mitos relacionados à utilização do computador na Educação Infantil. É necessário quebrar qualquer tipo de crença e utilizar o comutador respeitando aspectos como linguagem, coordenação motora, auditiva, visual, faixa etária, e aplicações lógicas.
É fundamental manter o equilíbrio entre as atividades educacionais e as ferramentas da informática avaliando sempre o que a criança consegue realizar na atividade proposta.
Os educadores devem ser extremamente responsáveis ao escolherem e planejarem as atividades que deverão ser trabalhadas, utilizando como por exemplo aspectos lúdicos em sua forma de ensinar o conteúdo desejado.
Na Educação Infantil o ideal e o mais correto é aplicar na aprendizagem, material simbólico e lingüístico.
O aluno que desde cedo tem contato com a informática, se formará em um ser questionador, participativo e que não aceitará fórmulas prontas antes de buscar conhecer os seus fundamentos.

Informática na Educação Infantil: Tesouro ou Ouro de Tolo?

 
















A partir do ponto de vista pedagógico, pode se ver que a implantação da informática está vinculada à pressão social, à necessidade de atrair alunos e de tornar a aulas mais interessantes, sendo assim uma visão muito mais mercadológica do que educativa.
 É preciso compreender os computadores como uma nova forma de linguagem cujo domínio não se garante apenas pelo saber utilizar-se de alguns recursos.
Segundo o artigo os aspectos positivos do ponto de vista das coordenadoras e professoras especialistas na escola em pesquisa, do uso de informática na educação infantil referem-se principalmente, ao entretenimento das crianças , ou ao uso como recurso pedagógico, também para reforço de conteúdo. Só mesmo o raciocínio lógico parece referir-se diretamente ao desenvolvimento da criança.
Outro ponto importante na pesquisa está relacionado a resistência dos professores em relação a implantação da informática nas escolas. Com isso o projeto já nasce sendo “boicotado” como diz a autora, por aqueles que deveriam ser os primeiros a compreender e desmitificar os computadores, os professores. Se não se modificar a forma de se implantar a informática, não como algo imposto, mas sentido como necessidade, se de fato houver, muitos dos projetos estarão fardados ao fracasso, pois a informática é algo muito mais abrangente do que pensamos, é algo que veio modificar a concepção mesmo de comunicação e que precisa ser visto com seriedade e crítica.

O computador na Educação Infantil



Com a utilização do computador a criança pode desenvolver-se de forma global, promovendo a sua criatividade e a sua curiosidade. A criança irá também desenvolver a sua coordenação motora fina além de que ao ter acesso a informações e ilustrações fascinantes o seu pensamento crítico poderá ser elaborado e linguagens diferentes poderão ser trabalhadas.
 Podemos ver a Informática na Educação Infantil, como uma vantagem, mas ao nos depararmos com a realidade em muitas escolas hoje em dia o que vemos, são crianças nas aulas de computação, colorindo desenhos prontos na tela, utilizando joguinhos que as punem quando não acertam alguma atividade em um determinado número de vezes e repetindo incontáveis vezes um movimento com o mouse, quando ainda não tem o controle motor necessário, dado o seu estágio de desenvolvimento.
Sendo bem utilizado o computador pode ser um ótimo aliado ao ensino, de forma que trabalhado em sintonia ao conteúdo dado em sala, o computador irá auxiliar as crianças em suas atividades, e trabalhando com programas específicos, a criança irá desenvolver a sua coordenação motora fina, a percepção das cores, as formas e também terá o seu raciocínio estimulado de diversas formas. Também é necessário que os Educadores, sejam preparados para utilizar o computador como uma ferramenta que os auxiliará no processo ensino-aprendizagem de seus alunos, assim sabendo como, de que maneira, e qual a melhor forma de utiliza-lo em sua prática educacional, veremos que a tecnologia que está presente na vida de todos, além de tornar nossa aliada, deixará as crianças muito bem preparadas para o mundo em que vivemos.


Passos para o Educador ter um resultado Positivo em suas aulas, utilizando o Computador como Ferramenta de Ensino.


1 Escolher conteúdos Eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados na sala de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta mais seguro na hora da aula.

2 Selecionar programas Com o conteúdo escolhido, é hora de encontrar os programas e sites mais apropriados para atingir as metas de aprendizagem. Se a aula é de redação, um editor de textos é uma boa opção.

3 Fazer o roteiro da aula Todas as atividades precisam ser bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualização do conteúdo estudado e de troca de informações. Isso evita a dispersão.

4 Incentivar a interação Os alunos devem interagir para construir conhecimento. Para tanto, que tal criar blogs, e-mails e fóruns?

5 Usar jogos educativos Os desafios propostos pelos softwares e jogos virtuais estimulam os jovens e complementam a aula de forma lúdica.

6 Explorar o audiovisual
A internet e os programas educativos oferecem vídeos e animações que favorecem o aprendizado. Use-os!

7 Permitir que o aluno crie
Publicar textos em blogs ou sites e fazer apresentações em slides torna o estudante produtor de conteúdo e de conhecimento.

8 Evitar a desatenção
Para a turma não perder o foco da aula, vale bloquear o acesso a sites de relacionamento, salas de bate-papo e programas de mensagens que não sejam coerentes com o conteúdo ensinado.

9 Criar espaço lúdico
Todos precisam ficar à vontade na sala de informática. Por isso, coloque nas paredes cartazes, mapas, ilustrações e trabalhos dos alunos, criando um ambiente acolhedor e rico em informações.

10 Preparar-se bastante
Você se sentirá mais seguro na sala de informática se aprender a usar a máquina, a internet e os programas básicos.

A Informática no PPP da Educação Infantil




A Educação infantil, ao trabalhar com sujeitos em formação pode utilizar-se de recursos informatizados desde que articulados com uma proposta pedagógica sustentada pelo coletivo escolar. Desta forma, a informática não será vista como vitrine, como mero atrativo para pais e alunos.
Gallo (2002) aponta que em 1998 as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil já trazem incentivo para o uso das tecnologias na educação:

Ao reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprias, com os demais e o meio ambiente de maneira articulada e gradual, as Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem buscar a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores. Desta maneira, os conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão, a natureza e as pessoas devem estar articulados com os cuidados e a educação para a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens, o trabalho, o lazer,  a ciência e a tecnologia (Parecer CEB022/98, MEC).”



A relação entre educação infantil e informática na educação deve seguir um projeto político pedagógico, ancorado na contextualização nos modos de vida de uma determinada região. Neste sentido, a escuta desta realidade, a proposição de atividades deve vir mediada em relação com professor e alunos. Os elementos de atração de um software (cor, movimento, som) não devem ser tratados como fundamentais, mas sim como componentes que irão se acoplar à proposta pedagógica da escola e do professor. Incorporada aos conteúdos curriculares, a informática não é mais vista como disciplina isolada dos conteúdos propostos pelos professores, mas sim, como uma excelente e imprescindível ferramenta educativa que, além de promover o contato com o computador, tem como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados. O uso do computador na sala de aula pode apresentar quatro modalidades de ação, são elas: psicopedagógica; cognitiva; informativa ; e operacional, tendo como princípio que o computador na escola deve ter como porta de entrada a sala dos professores, deste modo reforçando o aprendizado das disciplinas tradicionais dentro de uma abordagem interdisciplinar, e abordando temas da atualidade para que o aluno compreenda como a tecnologia interfere em seu dia-a-dia. Para caracterizarmos a Informática como disciplina, é necessário possuir um conteúdo e um currículo próprio na grade curricular.
    O trabalho desta deve ser norteado como elemento gerador da interdisciplinaridade, o que contribui muito para o processo de ensino-aprendizagem.
    São objetivos da informática na Educação Infantil:
    Utilizar a Informática para reforçar aspectos pedagógicos
     Usar a sala de Informática como local de desenvolvimento de projetos de interdisciplinaridade;
    • Utilizar a informática como recurso didático no processo ensino-aprendizagem;
    • Inserir o aluno no contexto da sociedade pós-moderna;
    • Utilizar o computador como ferramenta nas tarefas do dia-a-dia.

A Informática como disciplina deve trabalhar conceitos e conteúdos pedagógicos; cognitivos, trabalhados em todos os ciclos para o reforço do aprendizado das disciplinas tradicionais dentro de uma abordagem interdisciplinar; informativos, abordando temas da atualidade para que o aluno compreenda como a tecnologia interfere em seu dia-a-dia e operacionais.

Os professores devem estar conscientes e preparados para interagir com computadores e alunos, já que o aproveitamento do aluno na aula de informática deve-se à escolha de um software educacional adequado, ou seja, que tenha realmente um embasamento teórico-metodológico ou a aplicação de uma atividade que possa ser elaborada pelo próprio professor, mas que depende muito de sua familiaridade com a máquina e de seu conhecimento das ferramentas ofertadas pelo computador para o desenvolvimento das mesmas.


Para se obter situações de aprendizagem utilizando o computador, os softwares a serem trabalhados devem possuir características que propiciem atividades pelas quais os alunos apliquem processos que sejam fundamentais para o seu desenvolvimento do conhecimento, ou seja, dando ênfase à verdade maior que toda a formação da intelectualidade exige: “saber aprender a aprender”.

Os softwares educacionais devem possibilitar às crianças condições para:

· Elaborar formas de representação em níveis diferenciados;
· Estabelecer relações entre suas ações e as conseqüências resultantes;
· Permitir antecipações de ações propiciar a análise dos resultados das ações;
· Praticadas; desenvolver o planejamento seqüencial de ações;
· Desenvolver ações coordenadas perceptivo-motoras vivenciadas primeiramente com
o corpo;
· Incrementando-as com experiências informáticas;
· Contribuir para o avanço criança na construção de conceitos como: ordenação,
seriação, classificação, quantificação, conservação, reversibilidade, espaço-tempo;
· Exacerbar percepções e desenvolver a curiosidade;
· Desenvolver a atenção, a concentração e a memória;
· Aprender construindo habilidades através do entretenimento;
· Propiciar a interação do aluno com a máquina através da possibilidade de controlar
eventos e perceber o que diferentes controles irão acarretar;
· Desenvolver estilo cognitivo pessoal;
· Atender necessidades de convivência em grupo fixar conceitos em seu próprio ritmo
fixar conceitos corretos e;
· Tratar o erro de forma construtiva

Assim, se confirma que o trabalho com o software educacional deve ser desenvolvido de tal forma que o aluno do período de educação infantil seja capaz de responder na forma correta ao que é solicitado, ou seja, o trabalho com a informática e a tecnologia educacional na prática do software educativo tem a finalidade de estruturar a seqüência do ensino.

Com a universalização do computador, adentrando em todas as camadas da população, o processo educativo não pode se manter alheio a esse movimento, e muito menos, a educação infantil pode ser desconhecedora dessa realidade.


2 comentários:

  1. Amigaaaaa!!!!!! Ficou show o seu blog! Amei!!!
    " Gente Chic é outra coisa né?!" Luanna.

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  2. Muito bem Anne!!! Está cada vez mais lindo o seu blog!
    Parabéns!!!

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